segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cerca de 80% das empresas não têm certificado digital

Levantamento da Serasa diz respeito as companhias que fazem declarações com base no lucro presumido e que serão entregues em 22 de junho
Cerca de 80% das empresas abrangidas pelas Instruções Normativas 969 e 995 da Receita Federal ainda não estão com o certificado digital em mãos para fazer a entrega, no dia 22 de junho próximo, de suas declarações com base no lucro real, arbitrado e presumido. Alguns exemplos são Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais ( DCTF ), Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Derex (Dacon), entre outros. As informações são de pesquisa da Serasa Experian.
Aproximadamente 1,12 milhão de organizações têm 30 dias úteis para providenciar seu certificado. “Apenas 20% das 1,4 milhão de empresas que necessitam do certificado digital para o cumprimento dessa obrigação fiscal já o providenciaram, e quem deixar para os últimos dias, poderá ter dificuldade para ser atendido nos locais e horários de sua conveniência”, alertou Igor Ramos Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.
A regra foi estabelecida pela Receita outubro de 2009, dispondo sobre a necessidade da entrega com certificação digital a partir de 1º de janeiro de 2010 referentes aos demonstrativos tributados com base no lucro real, presumido ou arbitrado. No entanto, a novidade é a determinação para as empresas que se enquadram no lucro presumido, pois as tributadas pelo lucro real ou arbitrado já haviam aderido desde 2007.
De acordo com a Receita, a medida vale a partir deste ano, e se aplicará às declarações de qualquer exercício e não somente às referentes aos períodos de apuração de 2010.
"Como Autoridade Certificadora, a Serasa Experian recomenda o certificado tipo A3 para a entrega das declarações, pela sua melhor relação custo/benefício para as empresas”, afirmou o organismo em comunicado.
FinancialWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário