sexta-feira, 16 de julho de 2010

Exportação ao alcance de pequenas e médias empresas

Exportar é um desafio para pequenas e médias empresas, mas quando superado traz muitos ganhos, contamos neste post a história de sucesso da Koral, referência mundial em Fight Wear, hoje a marca exporta para mais de 25 países na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania e possui mais de 50 produtos em seu portfólio.
O Pensando Grande conversou com Tiago Terra, coordenador do PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora, da Apex-Brasil, agência brasileira de promoção de exportação e investimentos. O PEIEX é um projeto da Apex de incremento à competitividade e de promoção da cultura exportadora entre as empresas brasileiras. Acompanhe a entrevista de Tiago e as dicas para começar a exportar.
Quais os primeiros passos para uma pequena empresa que quer exportar seus produtos?
Primeiramente é necessário a empresa ter a sua “casa” organizada. Organizar seus processos e ter uma boa gestão são requisitos mínimos para deslumbrar uma exportação. Posteriormente é necessário seguir alguns passos para entrar em um outro mercado. No início é necessário verificar o mercado desejado e que melhor se adequa aos produtos. Nesta hora, é muito importante acessar estudos de inteligência comercial, pois nestes também poderemos verificar quais são as barreiras técnicas, as certificações necessárias, as questões burocráticas, etc. Baseado neste mercado escolhido, é hora de adequar o produto, desde o desing, a especificação de manuais na língua do país, até na embalagem. Também é importante verificar as condições para logística desta exportação. Tudo isto, contando que a empresa conheça o tramite de nosso país para exportar.
Como o pequeno empresário pode preparar sua empresa para exportar?
Sempre pelo aumento de competitividade de seus processos, pelo produto e pela gestão. A empresa, independente do porte, tem que buscar capacitações, treinamentos, certificações, etc., que conduzam ela para o aumento de competitividade empresarial. Em paralelo a isto, é importante estar atento a estudos de mercado externo, para poder ir adequando uma produção ou um produto a este futuro mercado comprador. Outro ponto importante, é as empresas investirem em inovação.
Existem exigências para que um pequeno empresário exporte seus produtos, quais são elas?
Sempre existe exigências. Existe exigências em relação a Receita Federal, em relação aos órgãos Federais e fiscalizadores, entre outros. Porém, o maior obstáculo/exigência para entrar em um novo mercado são as condições que existe em termos de adequação do produto, certificação que são exigidas e burocracia local. Por isto, é muito importante estudar o país alvo de sua exportação. É isto que irá balizar a facilidade ou não de sua empresa se tornar exportadora, fechando negócios em um determinado país alvo.
Quais produtos brasileiros são mais procurados no mercado externo?
Desde 2003, quando o comércio exterior foi colocado como uma ação estratégica de país para o nosso crescimento, quando o Brasil aumentou suas exportações de 60 bilhões de dólares (2003) para 197 bilhões (2008), contando aí, por exemplo, com a criação da Apex-Brasil como entidade autônoma e executora de ações em parceira hoje com mais de 70 setores da economia brasileira. Não podemos dizer que existe um produto mais procurado, pois isto oscila conforme o desenvolvimento econômico mundial, como o ocorrido em 2009 (crise financeira). Prefiro dizer que sempre existem oportunidades e que precisamos mesmos é abrir novos mercados para podermos vender nossos produtos cada vez mais.
Quais mercados mais abertos aos produtos nacionais?
Os mercados mais receptivos aos produtos brasileiros dependem muito do produto que está se negociando e o momento da economia mundial. Por exemplo: quando se fala em carne, se lembra da Rússia. Então, para cada produto existe uma história. Para quem está iniciando, independente do setor, sugiro pensar e analisar países da América Latina e África, que possuem mercados com menos barreiras, além de facilitar no quesito língua estrangeira e também em questões culturais.
Como o pequeno empresário pode encontrar compradores para seus produtos no exterior?
Existem várias maneiras. O empresário pode partir de uma busca própria, indo a feiras setoriais, participando de missões empresariais ou mesmo indo fazer visitas nos países alvo. Também é possível formar uma parceria com uma empresa trading, que fará todo processo de comercialização lá fora. Mas o melhor é o empresário usufruir dos produtos e serviços disponíveis do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC/SECEX, das Federações de Indústrias (CIN – Centro Internacional de Negócios) e da Apex-Brasil.
Quais as principais barreiras para o pequeno empresário que deseja exportar?
Na minha visão, existem várias barreiras, porém a principal para mim é a falta de competitividade das empresas. Uma empresa que não possuem uma boa gestão, controles, processos bem definidos e organizados, e também não tem um produto que seja inovador, que tenha um bom design e principalmente qualidade, certamente não estarão participando do mercado externo. Existem muitas outras barreiras, dependendo aí dos países que se pretende entrar. Porém, sem ser competitivo, todo esforço para a inserção no comércio exterior será em vão.
Como a Apex atua no auxílio às pequenas e médias empresas que desejam exportar seus produtos?
Na Apex-Brasil trabalhamos com produtos e serviços que podem atender empresas em todos os estágios em termos de exportação. Existem ações para empresa que nunca exportaram até aquela que já é internacionalizada. Porém, para quem está iniciando, lembro de algumas oportunidades na Apex-Brasil, como o Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX, que coloca a disposição das empresas uma equipe técnica qualificada em uma determinada região do país, executando ações que levam as empresas a melhorar sua competitividade, preparando-as para o mercado externo. O PEIEX está instalado em 10 Estados Brasileiros atualmente. A Apex-Brasil também possui o Projeto Tradings que ajuda as empresas a encontrar com um trading, utilizando um banco de dados disponível no site da agência. A Apex-Brasil promove ainda várias missões empresariais, feiras e eventos no exterior. Importante também destacar as parcerias com as entidades setoriais nacionais, onde se faz muitas ações para internacionalizar nossas empresas. Sugiro que as empresas acessem nosso portal (www.apexbrasil.com.br) para verificarem qual o melhor produto para sua empresa. Hoje a Apex-Brasil trabalha com mais de 12.000 empresas e pretende aumentar este número.
Revista Incorporativa

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