terça-feira, 20 de abril de 2010

Retal final: contribuinte tem menos de duas semanas para declarar IR 2010

A temporada de declaração do IR 2010, sobre os rendimentos auferidos em 2009, termina no dia 30 de abril, ou seja, os contribuintes têm menos de duas semanas para prestar as contas com o Fisco.
Para este período, são esperadas 24 milhões de declarações. De acordo com o último balanço da Receita Federal, até a sexta-feira (16), apenas 9,4 milhões de documentos haviam sido entregues, ou seja, mais de 60% ainda não tinham cumprido com a obrigação fiscal.
Você está entre esses contribuintes?
As consequências
Tradicionalmente, deixar para a última hora para fazer a declaração pode causar uma série de problemas. Além de os sistemas da Receita, tanto para download como para transmissão, ficarem mais lentos por conta da demanda, na correria o contribuinte pode cometer erros que podem lhe levar à malha fina da Receita.
Além disso, como muitas pessoas deixam para a última hora, a possibilidade de não conseguir entregar o documento dentro do prazo é grande, e gera multa ao contribuinte. Segundo a Receita Federal, o contribuinte que perder o prazo de entrega pagará a multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido.
Plano B
Como ninguém está livre de imprevistos, como uma falta de internet ou algum problema na transmissão, é importante ter um plano B, ou seja, uma alternativa que garanta o cumprimento da obrigação.
Além da internet, é possível entregar a declaração em disquete, nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, ou via formulário de papel, nas agências dos Correios – vale lembrar que, para esta forma de envio, existem diversas restrições, ou seja, nem todos os contribuintes estão autorizados, assim, é importante ficar atento às regras.
Caso a intenção seja optar por formas alternativas à internet, o contribuinte deve atentar ao prazo. Pela rede, o prazo de entrega termina às 23h59min59seg do dia 30 de abril. Para a entrega em disquete ou em formulário, no entanto, é preciso ficar de olho no expediente de bancos ou correios.
Ou seja, quem deixar para os últimos minutos pode ficar sem plano B no caso de uma emergência, pois, apesar das alternativas à internet, vai ser difícil, senão impossível, encontrar bancos ou correios abertos tarde da noite.
Assim, a dica é: não perca tempo e planeje sua prestação de contas!
InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário