segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para 81% dos empresários, alta carga tributária é o que mais afeta os negócios

Para 81% dos empresários brasileiros, a alta carga tributária é o que mais prejudica os negócios da empresa, segundo um estudo realizado pelo Ibope em parceria com a Amcham (Câmara Americana de Comércio).
Além dos tributos, a falta de clareza jurídica da arrecadação foi apontada por 58% como aspecto que afeta muito negativamente os negócios.
Em seguida, aparecem o formato e os meios de arrecadação dos impostos, com 51%, além da gestão e do uso dos recursos públicos pelo Estado, com 52%.
Próximo governo
A maioria dos entrevistados (69%) disse também não acreditar na possibilidade de redução da carga tributária no próximo governo, contra 23% dos que estão confiantes na queda de tributos.
Como consequência da não-redução da carga tributária no próximo governo, os empresários disseram que haverá diminuição da competitividade e dos investimentos, aumento do custo Brasil e de sonegação de impostos. Acrescentaram ainda que o desemprego será maior, assim como as dificuldades financeiras.
Atração de investimentos estrangeiros
A pesquisa indica também que os empresários acreditam que atuação do Estado deve evoluir para tornar o País mais atrativo aos investimentos estrangeiros.
De acordo com os entrevistados, os aspectos que mais têm dificultado a entrada de recursos internacionais no Brasil são a organização tributária, apontada por 47%, a insegurança jurídica (19%), a falta de competência na gestão pública (17%) e a mão de obra (8%).
InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário